26.7.09

A todos

Uma das coisas mais legais do Gmail é o Labs. Pela definição da própria Google, "o Gmail Labs é uma área de teste para recursos experimentais que ainda não estão prontos para serem lançados. Eles podem mudar, falhar ou desaparecer a qualquer momento". E eles levaram isso a sério quando simplesmente sumiram com um dos recursos mais úteis do Labs, o Reply-to-all.

Pensei em fazer um longo texto sobre o quanto foi idiota a forma como desativaram o Reply-to-all, mas este texto já fala exatamente o que penso sobre a questão e de forma bem mais sucinta do que seria feita aqui.

Para não ficar na mera indicação de link alheio, seguem algumas sugestões de uso entre as ferramentas do Labs ainda existentes.

Visualizações do YouTube/Picasa/Flickr no e-mail:
Se alguém envia um link para o YouTube ou para um álbum online de fotos, você pode ver direto no corpo do mail. Ótima ferramenta de prévia, ajudando a decidir o que realmente merece gastar seu tempo em uma nova aba.

Imagens no bate-papo:
Além de tornar o contato do Gchat menos frio, dar uma "cara" a quem está enviando a mensagem ajuda a identificar rapidamente quem está enviando a mensagem e a evitar mal-entendidos. Muito útil pra quem costuma usar o Gchat com várias pessoas na mesma conversa.

Formatos de data personalizados:
Para quem quer manter a visualização de data e hora da forma como prefere, em vez das configurações "de fábrica". Útil para quem usa o Gmail em outros idiomas.

Ícone de autenticação para remetentes verificados:
Para quem usa PayPal e eBay, é uma garantia a mais de segurança.

Enviar e arquivar:
Naqueles casos em que você deseja responder uma mensagem e não vê-la novamente na sua caixa de entrada, esse botão permite que você envie a resposta e logo depois arquive a conversa. Em dupla com a "falecida" Reply-to-all, é um dos melhores extras do Gmail.
Não entendo como a Tarefas (que só é útil se você tiver conexão móvel 24 horas por dia) pôde virar recurso normal do Gmail e este recurso realmente útil continua apenas no Labs.

Cancelar envio:
Outra ferramenta que deveria ser opção normal do Gmail desde que nasceu. Minha única queixa é que o tempo para cancelar o envio (hoje se pode escolher entre 5 ou 10 segundos) poderia ser maior; 30 segundos de reflexão poderiam evitar muitas mensagens desnecessárias.

Ajustes de título:
Puxa a contagem de e-mails não-lidos para o início da barra de título. Muito útil para quem trabalha com o navegador minimizado e/ou com muitas abas abertas ao mesmo tempo.

Sugerir mais destinatários:
Se você costuma enviar mails para Fulano, Sicrano e Beltrano, no dia em que você fizer um mail para Fulano e Beltrano, o Gmail vai sugerir pra você que coloque Sicrano também.
É útil para quem envia mensagens para um mesmo grupo não-organizado de pessoas, ajudando até a perceber a necessidade de um novo grupo de contatos. Por exemplo, por causa dessa ferramenta, decidi criar um grupo de contatos pro qual enviar notícias interessantes sobre tecnologia.

Autocompletar pesquisa:
Faz o campo de busca do Gmail funcionar de forma similar à Awesome Bar do Firefox.

Inserção de imagens:
Permite inserir imagens no corpo da mensagem. Até uso pouco, mas deveria ser uma opção padrão de qualquer cliente de e-mail.

O Gmail Labs tem várias outras opções interessantes. Recomendo que cada um pesquise e descubra as que podem ser úteis para o seu uso do e-mail.

Uma pequena atualização: o Reply-to-all está de volta, e desde que escrevi este post apareceram muitas novidades no Labs. Então reforço a recomendação: se você já acha o Gmail bacana, experimente os recursos do Labs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário