14.12.04

Take back the web

Depois de uma série de indicações vindas dos mais diversos lugares, resolvi pesquisar um pouco sobre duas novidades (pelo menos pra mim) muito faladas recentemente: RSS e Firefox. Muita navegação depois, descobri que poderia experimentar as duas coisas ao mesmo tempo. Aproveitando o intervalo entre algumas obrigações, resolvi arriscar e instalar o navegador Mozilla Firefox em português. E não é que o "panda vermelho" cumpre tudo o que promete?!

A principal facilidade para os usuários que não entendem tanto de internet é a migração instantânea do Internet Explorer para o Firefox. Seus favoritos, cookies e demais dados são imediatamente copiados. É como se fosse um navegador "plug n' play", saca?

Outro recurso muito legal é a navegação por abas. Você pode ter todas as páginas na mesma janela e ir migrando de uma pra outra através das abas. Elas são tão finas quando a barra de endereços e não atrapalham a navegação. Poderia citar outras vantagens, como o bloqueador de pop-ups, a pesquisa inteligente e outras firulas, mas quero destacar uma característica bem legal do Firefox.

Lembra quando o ICQ se tornou um programa grande demais? Pra atender a demanda de todos os usuários, o ICQ se tornou um pacotão do tipo X-tudo-com-tudo-o-que-tem-direito-e-capricha-no-molho! Só que isso deixou muito insatisfeitos aqueles usuários que só queriam trocar mensagens de texto. A solução: um pequeno programa básico pronto para receber os opcionais que o dono desejar. O Firefox é assim também. O pacote inicial é bem levinho e posteriormente você pode instalar os plugins e extensões que quiser. Um bom exemplo de "extra" é o Adblock, que faz exatamente o que o nome diz: bloqueia anúncios das páginas da internet, tornando a navegação mais limpa e menos confusa.

Porém, a melhor extensão é o Sage. Sabe o tal RSS mencionado lá no início? A grosso modo, trata-se de uma ferramenta para sites que permite que, com o programa adequado, o internauta seja avisado quando há atualização de conteúdo e possa ver uma prévia do que há de novo. Assim, você só visita um site/blog/canal de notícias quando/se houver algo do seu interesse. E o Sage com isso? Essa extensão faz o Firefox funcionar também como agregador de RSS, poupando o tempo que seria gasto em visitas desnecessárias. Praticidade, teu nome é Firefox.

Pra não dizer que tudo é perfeito, tive uns problemas de conflito com o Velox. Resolvi essa parte simplesmente habilitando novamente o IE como navegador padrão. Acredito que exista um modo de configurar harmonicamente a conexão e o navegador, mas a preguiça me levou a fazer a gambiarra mais fácil.
E você, tá esperando o quê pra baixar o seu Firefox?

Nenhum comentário:

Postar um comentário