17.5.04

Qualidade em pequenas doses

A internet é um espaço democrático? Mais ou menos. Mas é bem mais democrático do que outros meios, ao menos quando falamos em quadrinhos. Principalmente a forma mais popular de quadrinhos: as tiras (ou tirinhas). Hoje em dia qualquer Zé Ruela pode abrir um blog e publicar coisas que ninguém vai ler (hã, isso parece familiar...). Para os quadrinistas, essa é uma oportunidade (talvez a única) de ter sua tira publicada em algum veículo. Novatos e astros das HQs dividem espaço na internet, onde o público flui de um site pra outro sem compromisso, fazendo com que as tiras boas e desconhecidas sejam quase tão lidas quanto as famosas. Seguem abaixo algumas recomendações minhas.

Existem sites que compilam tiras alheias, apesar de não produzir nenhuma. Eles prestam um serviço ao leitor por reunir alguns bons quadrinhos no mesmo lugar. Um desses sites é o Indigo City Sunset, que também faz a tradução dos textos de outras línguas para o português, uma ajuda sempre bem-vinda. Depois de uma breve reforma, o Indigo está no ar novamente, trazendo Peanuts, Garfield e Calvin, entre outras, todas em português.

Lá no Indigo, conheci a tira Striptease, sobre jovens envolvidos na produção de uma HQ independente. Muito legal pra quem se identifica com esse mundo. Em Inglês.

Tenho uma certa antipatia por fotologs (em breve falarei mais sobre eles), mas alguns criadores de tiras fazem dos flogs o veículo para suas tirinhas. Um exemplo é o Metade, já citado por aqui. Outro é o Oswaldo Augusto, um peixe bem esquisito criado por Daniel Pinheiro Lima.

Liberty Meadows é uma clínica veterinária que trata dos problemas físicos e psicológicos de animais que parecem muito com seres humanos. Essa série (agora sendo publicada pela Image) é uma criação do insano Frank Cho. No site oficial, pode-se conferir a bela arte de Cho e ainda ler a versão original das tirinhas que foram censuradas na época da publicação original (acreditem, são muitas!). As tiras recentes podem ser vistas neste site, mas só as dos últimos sete dias. Lendo Liberty Meadows você vai entender o verdadeiro significado de "porco chauvinista". Em inglês.

Um que não pode faltar nessa lista é o bom e velho Garfield. Prestes a completar 26 anos, o gato mais preguiçoso do mundo continua tendo a melhor tira de todos os tempos, na minha opinião. Na página oficial, você pode se cadastrar e receber uma tirinha no seu e-mail todo dia. Em inglês.

Nerd-tiras. Geralmente os quadrinistas são nerds, o que faz com que essa pequena parcela da população seja muito bem representada nas HQs em geral e nas tiras em particular.
Em MegaTokyo, a cultura pop japonesa é mostrada de uma maneira muito divertida. Aconselhável para quem gosta de mangás, animês e videogames japoneses. Em inglês.
PvP (Player vs. Player) mostra o cotidiano de uma redação de uma revista do tipo Ação Games (aliás, ela ainda existe?). Mais indicado para os nerds gamers. Em inglês.
Finalmente, aquela que é hoje a minha favorita. Dork Tower mistura todos os tópicos da cultura nerd: quadrinhos, RPG, filmes, séries de TV, videogames e o que mais um nerd quiser. Em inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário