19.9.01

Casseta, cadê a piada?

Coisa estranha o Casseta e Planeta Urgente não ter falado nada sobre o atentado, né? Quem conhece o estilo dos cassetas sabe que eles não têm pudores morais de falar de religião, futebol ou política. Então por que eles evitariam fazer gracinhas sobre o atentado em NY? Se até a internet, onde só circula besteira, fez piada com o assunto, por que não na TV, onde pelo menos as piadas são mais inteligentes?

Tem cara de censura. Mas seria uma censura auto-imposta ou uma censura imposta pelo alto? Acho que é um conjunto das duas. Os cassetas provavelmente pretendiam falar, ao menos um pouco, sobre o atentado. Só que, na última hora, a Globo deve ter "aconselhado" (com muitas aspas, por favor) os rapazes a deixar isso de fora. E eles, não sendo bobos e querendo manter o emprego, aceitaram numa boa.

Pode ser uma teoria conspiratória, mas perceberam como não teve a enquete ao vivo com a Maria Paula? Perceberam que não teve nenhuma cena própria pro encerramento, como geralmente ocorre?

Considerando que isso realmente aconteceu, é uma medida ética? É solidária com um povo que está sofrendo, mas que nunca vai assistir esse programa? Ou é apenas uma forma de evitar a reflexão crítica que o humor provoca nas pessoas?

Seja qual for a resposta, esta é mais uma prova de que os problemas dos outros acabam afetando o nosso humor.

Dangerous Minds

Passada uma semana após o atentado, agora eles vêm dizer que talvez existam outros terroristas nos EUA pra uma segunda leva de ataques terroristas suicidas! Isso leva a muitas reflexoes. Imagina como fica um cara que tá esperando a hora de morrer! Mas não tente se imaginar; sua mente é ocidental. Tente pensar num cara que vê a morte pela causa como a maior das dádivas! Pense como um cara desses fica ao esperar a ordem de realizar um ato terrorista no qual ele vai morrer. Ficará apreensivo? Ansioso? Ele pensa em desistir em algum momento?

Acho que o cara tem que ser muito louco (e muito macho) pra entrar num gigantesco pássaro de metal cheio de líquido inflamável e jogar essa bomba voadora consigo dentro contra um monolito de aço e concreto localizado na maior cidade do mundo. Pessoas que fazem isso podem fazer qualquer coisa. Agora é esperar pra ver.

Acerte o símbolo

Ainda falando do atentado. Os alvos foram os símbolos do poderio norte-americano: as Torres Gêmeas (símbolo econômico); o Pentágono (militar); e o alvo que não foi atingido, a Casa Branca (político). Considerando o fato de existirem mais terroristas infiltrados soltos pelos EUA, suponha que novos símbolos sejam atingidos. Você arriscaria dizer qual deverá ser o próximo alvo?

Mande sua opinião pro Ex-quase-futuro. (Antes que algo mais exploda...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário